Sem categoria

Relato de desmame gentil

Eu não fiz nenhum curso preparatório para o desmame, pois não senti necessidade. Apenas segui meu instinto, mas o meu filho nunca foi de ficar grudado no meu peito então imagino que por isso não tive tanta dificuldade.

Quando ele tinha em torno de 1 ano e meio, ele parou de mamar à noite (já contei como foi o processo aqui). Com isso, por conta da nossa rotina ele basicamente passou a mamar somente ao acordar, quando eu voltava do trabalho e antes de dormir. Aos fins de semana ele mamava também para tirar o cochilo da tarde.

Aos poucos eu reparei que ele não pedia mais para mamar quando eu chegava do trabalho. Logo depois eu também percebi que quando não dormíamos juntos (algumas vezes ele dormia com o pai) ele também não me pedia para mamar ao acordar.

Eu nunca fui de oferecer o peito. Só dava quando ele requisitava. Com isso, fui percebendo que de forma muito gradual as mamadas passaram a ser somente para dormir.

Quando ele fez 1 ano e 9 meses eu fiquei grávida e a amamentação começou a não ser mais confortável pra mim. Os meus peitos doíam e me dava muito nervoso ele em cima da minha barriga quando mamava.

Ao mesmo tempo eu não queria continuar amamentando quando minha filha nascesse e também não queria que ele relacionasse o seu desmame à chegada da irmã.

Fui então conversando com ele que o mamá estava chegando perto do fim e de verdade não sentia muita resistência dele com relação a isso.

Combinamos que quando ele fizesse 2 anos seria a última vez que ele iria mamar e todo dia conversávamos sobre isso.

Quando chegou no dia combinado ele não mamou nem 5 minutos e logo quis ficar abraçado comigo para dormir. No dia seguinte pediu mamá para dormir, mas respeitou tranquilamente quando eu lembrei ele do nosso combinado e assim seguimos em frente.

Fiquei muito orgulhosa de encerrar nossa amamentação sem traumas e de forma muito leve.

Registro do nosso último mamá antes de dormir

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *