Sem categoria

Manobra de Heimlich para desengasgo de bebês

Apesar de os bebês já nascerem sabendo sugar (muitos chupam o dedo desde a barriga da mãe), é comum alguns terem dificuldade de coordenar o processo de sugar e engolir. Com isso, existem bebês que se engasgam tanto com leite materno quanto com mamadeira, o que é chamado de “afogamento com leite”.

Por conta de esse ser um risco real e preocupante, é essencial que toda mãe saiba realizar a manobra de desengasgo chamada de Heimlich. Caso ela seja necessária, antes de mais nada é preciso tentar se manter calma, por mais difícil que isso pareça.

O primeiro passo é desobstruir as vias aéreas colocando rapidamente o bebê de bruços (com a cabeça inclinada para baixo) ao longo do seu antebraço, tendo cuidado para estabilizar a mandíbula com a ajuda da sua mão e fazendo a forma da letra V com os dedos indicador e médio em volta da boca da criança. Em seguida, faça 5 compressões firmes (em forma de tapinhas) nas costas com a palma da sua mão para provocar uma tosse e, com isso, a liberação do leite ou do que quer que tenha causado o engasgo. Atenção para os movimentos que precisam ser leves e delicados para não machucar o bebê. O ideal é fazer as compressões com a sua mão forte, ou seja, se destra com a mão direita e se canhota, com a mão esquerda.

Caso o movimento não seja suficiente para desengasgar o bebê e ele não esteja respirando ou chorando, é necessário intercalar com a segunda parte da manobra que consiste em  desvirar o bebê e segurá-lo na altura de seu pescoço agora de frente para você, ou seja, com a barriga para cima. Com os dedos indicador e médio, faça 5 compressões no meio do tórax e na altura dos mamilos. Em seguida se necessário volte para a primeira etapa e intercale quantas vezes for preciso até conseguir desengasgar o bebê ou até a chegada da Samu ou do Corpo de Bombeiros que devem ser acionados através dos telefones 192 ou 193, respectivamente.

Passado o susto, é importantíssimo entrar em contato com o seu pediatra e/ou levar o bebê na emergência para que ele possa ser avaliado por um médico.

As 2 imagens de referência da manobra foram retiradas de uma cartilha da USP que fala de forma muita mais completa sobre o tema.

Para ficar ainda mais clara a visualização de como a manobra deve ser feita, o canal do Youtube da Pediatria Descomplicada tem um vídeo falando sobre o assunto.

A manobra de Heimlich é indicada para crianças de até 2 anos e deve ser realizada inclusive para engasgos com itens sólidos.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *