Sem categoria

Pós-parto cesárea x parto normal

Não adianta, pra ter filho vai doer. Vai doer antes na gravidez, vai doer no parto e vai doer no pós-parto. Levando isso em consideração, eu resolvi fazer um comparativo das minhas duas experiências de parto pra tentar ajudar as mamães que estão grávidas e ainda não escolheram que tipo de parto querem ter.

Sim, o parto dói bastante mas essa dor é variável de mulher para mulher e existem várias formas de amenizá-la. Uns posts atrás eu falei sobre como foi o meu trabalho de parto e contei que escolhi recorrer à analgesia duas vezes. Só que esse post é para falar sobre o pós-parto, então vamos começar?

Cesárea – Foram muitos pontos, se não me engano em torno de 25, e a região fica bem dolorida como qualquer outra cirurgia. Nos primeiros dias doeu bastante pra conseguir me levantar e me mexer. Eu tive enxaqueca pós-raqui, que é uma complicação relativamente comum a esse tipo de anestesia. Doía demais para levantar a cabeça e a sensação era de que estavam batendo com ela na parede. Também tive uma sensação de formigamento e ardência na região da cicatriz e também na barriga que demorou meses pra passar e até hoje sinto um certo nervoso na área.

Parto normal – Eu tive laceração de 2o grau mas não senti dor nenhuma nos pontos (foram 3), apenas nervoso de sentir eles na hora de limpar. Os meus também nunca arderam na hora de fazer xixi. Tive um pouco de dor de garganta de tanto gritar e também senti dor nas costas e no tórax por conta do esforço extremo que fiz durante o trabalho de parto. Parecia aquela dor de quando a gente malha, sabe? A única coisa realmente chata foi que inflamei meu cóccix e isso me dificultou bastante nos primeiros dias. Doía demais pra sentar e até pra me mexer deitada, mas fiz umas sessões de fisioterapia pélvica e laserterapia que ajudaram bastante. Ainda sinto dor, mas infinitamente menos. Não fiquei com incontinência urinária.

Na minha experiência eu preferi o pós do parto normal, mesmo ainda tendo essa dor no cóccix, mas isso é algo extremamente pessoal. Vale a pena ler muitos relatos de parto e pós parto pra saber o que esperar e o que escolher.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *