Sem categoria

Mito: Ficar em casa com filhos não dá trabalho nenhum

Quando chegamos exaustas ao fim do dia é muito comum nós mães escutarmos: “Nossa, mas você ficou em casa o dia todo… Não entendo como você pode estar tão cansada.” Dificilmente nosso trabalho de criar filhos e cuidar da casa é valorizado pela sociedade. As pessoas que não têm filhos pequenos têm dificuldade de entender o trabalho exaustivo que é cuidar de um mini ser 24 horas por dia. E quem tem filhos maiores parece que esquece o quão trabalhoso foi quando eles eram menores.

Há uns 5 meses o meu irmão passou uns dias com a esposa dele de férias na casa da nossa mãe. Nessa época eu estava de teletrabalho então o meu filho costumava ir para a casa da avó no fim da tarde para eu conseguir trabalhar. Ele ficava entre 2 a 3 horas para não ser muito cansativo para ela, porém no primeiro dia lá ele me ligou logo de manhã perguntando “Carol, cadê o Matheus que não está aqui pra brincar com a gente?”.

Fiquei toda feliz achando que iria conseguir trabalhar um dia inteiro sem escutar mamãe a cada 5 minutos, sem precisar dar comida, trocar fralda, lutar para tentar fazer ele tirar uma soneca, prestar atenção no que ele estava fazendo, impedir que ele se machucasse etc. Afinal, desde março eu não sabia mais o que era trabalhar sem ficar com um olho no computador e outro no meu filho de 2 anos e meio! Eu iria poder me concentrar 100% no trabalho! Doce ilusão…

Por volta de 14 horas me ligaram pedindo pra buscá-lo porque ele estava cheio de sono fazendo besteira pela casa e ninguém conseguia fazer ele dormir. Foi o primeiro e único dia em que meu irmão se ofereceu pra ficar com ele rs. No dia seguinte ele e a esposa estavam exaustos e cheios de dores por conta das brincadeiras do Matheus cheias de energia. Até hoje eles comentam impressionados como não imaginavam o trabalho que dá cuidar de criança pequena.

Só quem tem filhos pequenos ou convive de perto com quem tem sabe como é exaustivo. Na maioria dos dias vou dormir muito cansada. Em vários outros já acordo exausta. Ter filhos tem sido o trabalho mais extenuante da minha vida inteira e ao mesmo tempo o mais maravilhoso e delicioso de todos. Ô dualidade materna que nos deixa doida!

Por fim, quando alguma mãe desabafar que está cansada o que ela menos precisa é de julgamento. Ofereça ajuda. Pergunte de coração aberto o que ela precisa. Muitas vezes inclusive ela só quer ser ouvida e acolhida.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *