Sem categoria

Chupetas: usar ou não?

Quando um bebê mama ele pode ter dois tipos de sucção: a nutritiva, que é quando ele efetivamente está mamando, e a não nutritiva, que é o que muitos chamam de “chupetar o peito”. É durante essa última que há uma intensa conexão mãe x bebê, a medida que o peito deixa de ser somente alimento para ser também acolhimento e segurança, porém demanda uma entrega e uma disponibilidade emocional que muitas vezes não é possível.

O uso de chupetas normalmente substitui essa sucção não nutritiva deixando o bebê relativamente mais calmo, mas pode acabar gerando um desmame precoce. A produção do leite materno ocorre durante as mamadas e como o bebê passa a mamar menos por conta do uso, essa produção pode vir a diminuir de forma significativa. Ao mesmo tempo, o uso de bicos artificiais, como a própria chupeta, pode causar uma confusão de bicos fazendo com que o bebê “desaprenda” a mamar ou passe a rejeitar o peito.

Sim, muitas mães irão falar ou pensar “Mas que besteira, eu dei chupeta e amamentei meu filho normalmente!”. Como falado no início, há um RISCO de desmame precoce e não uma CERTEZA. A decisão de correr esse risco ou não é individual de cada mãe e deve ser encarada sem julgamentos e sim com muito apoio.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *