Sem categoria

Qual a função da Doula?

É muito importante deixar claro que doula não faz parto e também não substitui obstetra, enfermeira obstétrica e muito menos o/a acompanhante. A função dessa profissional é muito mais importante do que você possa imaginar.

A doula é aquela pessoa que vai te acompanhar durante toda sua gravidez, durante o parto em si e também após o nascimento (muitas, inclusive, são também consultoras de amamentação).

É ela quem vai dar todo o suporte emocional que a gestante precisa através de informações com respaldo científico e muito apoio.

É ela quem vai estar ao lado da mãe durante o trabalho de parto passando segurança e transparência ao informar tudo que está acontecendo, acalmando os medos e tentando amenizar as dores através de massagens, mudanças de posições e outras técnicas.

É ela quem vai permanecer ao lado da mãe em todos os momentos. No meu caso que foi uma cesárea por exemplo, após o parto todos saíram da sala de cirurgia e se não fosse pela minha doula eu teria ficado absolutamente sozinha até o momento de ir para o quarto.

E é ela, também, quem vai te ajudar a conseguir superar os primeiros obstáculos da amamentação.

Segundo a página Despertar do Parto, a presença de uma doula no parto reduz em 50% os índices de cesariana, 25% a duração do trabalho de parto, 60% os pedidos de analgesia peridural, 30% o uso de analgesia peridural, 40% o uso de ocitocina e 40% o uso de fórceps. Ainda segundo a página, há benefícios relacionados ao aumento no sucesso da amamentação, à interação satisfatória entre mãe e bebê, à satisfação com a experiência do parto, à redução da incidência de depressão pós-parto e à diminuição nos estados de ansiedade e baixa auto-estima.

Não tenho como deixar de indicar o maravilhoso trabalho do Fardo de Ternura, um coletivo de doulas formado por mulheres incríveis. Eu fui acompanhada na gestação, parto e pós parto do Matheus e estou sendo novamente acompanhada agora na gestação da Lilian.

Se eu pudesse dar apenas um único conselho para qualquer grávida seria: tenha uma doula para chamar de sua!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *