Sem categoria

Sucos de fruta na introdução alimentar: pode ou não?

O ideal é que não seja consumido. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que os sucos não devem ser incluídos na dieta de crianças menores de um ano. A melhor opção para bebida na introdução alimentar é sem dúvidas a água.

Quando substituímos uma laranja por um suco de laranja natural, na verdade estamos trocando uma fruta in natura por aproximadamente três frutas espremidas sem bagaço. Isso significa que o bebê está deixando de consumir fibras e ao mesmo tempo está consumindo o açúcar concentrado de três frutas. Esse consumo excessivo de açúcares pode gerar problemas como ganho de peso acima do normal e cáries dentárias.

O consumo de sucos de fruta, mesmo que naturais, também estimula a busca do bebê por um sabor mais adocicado tendendo a viciar um paladar que ainda está em formação.

Assim, tanto a Sociedade Brasileira de Pediatria quanto a Academia Americana de Pediatria entendem que não há benefícios nutricionais que justifiquem o consumo de sucos para crianças menores de um ano. A partir dessa idade o suco pode ser oferecido, porém de maneira limitada como parte de uma refeição e não como meio de hidratação.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *