Sem categoria

Livro “Meu corpo, meu corpinho!”

A educação sexual no Brasil ainda é um tabu e a maioria dos pais não sabe como abordar esse tema tão importante com seus filhos. Segundo a ONG Childhood Brasil, apenas 10% dos casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes são, de fato, notificados às autoridades. Essa porcentagem extremamente baixa se dá por motivos que vão desde um medo profundo da criança de falar com alguém sobre a experiência até mesmo por um total desconhecimento e inocência sobre o que ocorreu com ela, o que nos demonstra a importância de falarmos sobre o assunto. Sabemos que a prevenção é uma das principais ferramentas para o combate a esse crime, mas como falar sobre esse tema tão delicado com nossos filhos?

A Rafaela Carvalho lançou recentemente em sua Editora um livro leve, divertido e com imagens lindas chamado “Meu corpo, meu corpinho!“. Segundo suas próprias palavras, um livro capaz de ajudar as “famílias a abordarem, de maneira lúdica e divertida, conceitos fundamentais para o entendimento da criança, como partes íntimas, o poder de dizer não e a importância do diálogo aberto com um adulto de confiança”.

Não podemos simplesmente torcer e achar que nada nunca vai acontecer, principalmente quando as estatísticas mostram que a maioria dos agressores são pessoas próximas e muitas vezes, inclusive, familiares. Nós precisamos achar meios leves de abordar o tema com nossos filhos.

O final do livro ainda reserva a nós, pais ou cuidadores, uma conclusão emocionante que nos faz refletir sobre o tamanho de nossa responsabilidade na proteção de nossos pequenos.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *