Sem categoria

Como fazer seu bebê dormir bem à noite?

Em primeiro lugar, é preciso alinhar as expectativas sobre o sono do seu filho. Dificilmente ele irá dormir uma noite inteira, pois os bebês possuem ciclos de sono diferentes dos adultos. Todos nós possuímos fases que se repetem ao longo da madrugada: sono mais pesado, sono mais leve e pequenos despertares, porém essas fases são mais curtas e intensas para os bebês, o que faz com eles tendam a ter mais despertares ao longo da noite. À medida que eles crescem, os ciclos de sono vão ficando mais longos. Alinhadas as expectativas, vamos então às dicas que funcionaram aqui em casa.

ROTINA

Os bebês sentem segurança na previsibilidade de uma rotina, então é interessante tentar manter uma sequência específica para o momento de ir dormir. Pode ser um banho de banheira com água quentinha, músicas de ninar, massagem, pouca luz, etc. O importante é tentar sempre manter a sequência escolhida aproximadamente no mesmo horário. Não precisa ser uma rotina engessada, é só para ajudar o seu bebê a perceber que o horário de dormir está chegando.

AMAMENTAÇÃO

O leite materno apresenta em sua composição melatonina, que é o hormônio responsável pela regulação do sono. Os bebês só começam a produzir por conta própria esse hormônio depois de alguns meses.

RUÍDO BRANCO

São barulhos contínuos e semelhantes a chiados de rádio, chuva, ar condicionado, entre outros, que tendem a reproduzir o que seriam os sons que os bebês costumavam ouvir dentro do útero da mãe.

SWADDLE PADDLE OU CHARUTINHO

Os bebês ficavam bem apertadinhos dentro do útero da mãe, então a ausência de limites de seus corpos é algo que os assustam. Além disso, nos três primeiros meses de vida, eles também costumam apresentar o chamado “Reflexo de Moro” que são movimentos involuntários e bruscos que reforçam essa sensação de ausência de limites físicos e que acabam provocando seu despertar. O uso de swaddle paddles e de charutinhos ajudam a conter esses movimentos e também servem para reproduzir a sensação de estar apertadinho dentro do útero da mãe.

CAMA COMPARTILHADA

Como já falamos aqui, os bebês se sentem mais seguros ao estarem próximos dos pais durante a noite e tendem a dormir melhor com menos despertares.

No próximo post, vamos falar sobre as regras de segurança para cama compartilhada.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *