Sem categoria

Quarentena Coronavírus – Ideias de atividades simples para crianças de 2 anos

Em decorrência da situação complicada que estamos vivendo, muitas páginas no Instagram estão dando sugestões de atividades para fazer em casa com as crianças enquanto os pais precisam fazer home office. A ideia é tentar entretê-las o máximo possível sem precisar recorrer à TV.

Fala-se muito hoje em dia sobre como TV em excesso é prejudicial ao desenvolvimento das crianças. Se você quiser saber mais sobre o assunto, o livro Tela com Cautela da Rafaela Carvalho e da Roberta Ferec aborda sobre ele de forma muito leve e didática. Porém, é importante ter em mente que muitas vezes durante esses dias confinados em casa, vamos sim usar a TV como babá eletrônica. Alguns dias estaremos sobrecarregados de trabalho, sem paciência, tristes, com medo e é preciso respeitar esses nossos momentos. Então não vamos nos culpar se por acaso passarmos do limite que consideraríamos ideal, tudo bem? Afinal, esses próximos dias NÃO SERÃO NADA NORMAIS.

Como eu falei no início, várias páginas de Instagram estão dando dicas de brincadeiras. O problema é que a maioria delas não são simples de fazer e envolvem muitos materiais que não vamos conseguir sair pra comprar. Levando em conta, portanto, nossa proposta de leveza no dia-a-dia, eu separei algumas ideias simples do blog TempoJunto e que aqui em casa são sucesso:

1 – Cotonetes em buracos de caixas de ovos: É só fazer pequenos furos no topo dos suportes de ovos. A ideia é a criança encaixar os cotonetes nos furinhos e só precisa de uma caixa de ovos vazia, cotonetes e uma tesoura para fazer os furos.

2 – Pintando com água: Só precisa de um pincel e um potinho de água. As crianças se divertem vendo as gotas de água escorrerem pelo vidro ou espelho. Depois, é só secar. Dá pra variar também com cartolina ou papelão. Vi muitas páginas dando ideia de misturar corantes alimentícios coloridos aos potinhos de água para a criança brincar no box do banheiro. Deve ser bem legal, mas nós não temos esses corantes então não testamos.

3 – Colar fita crepe em superfícies lisas: a ideia é sair colando pelo chão, por exemplo, e estimular a criança a se divertir tentando tirar toda a fita crepe. Pode colocar uma em cima da outra como na foto, para “dificultar” um pouco. Dá, ainda, para pedir para ela colar de novo, da maneira que achar melhor.

4 – Quebra-cabeça de brinquedos: Só pegar alguns brinquedos, contornar em folhas de papel ou papelões e transformar em um quebra-cabeças. Dá pra fazer também com algumas peças de lego coloridas, contornando cada lego com sua respectiva cor, e estimular o aprendizados das cores.

Por conta da quarentena, a TempoJunto fez uma seleção especial com várias atividades para todas as idades e vale muito a pena gastar alguns minutos do seu dia percorrendo as sugestões dadas. Por exemplo, para os mais velhos elas dão modelos (para imprimir inclusive) de brincadeiras como criação de histórias em quadrinhos e caça ao tesouro. Eu, se fosse criança, certamente iria amar e ainda iria ficar entretida por um bom tempo!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *