Sem categoria

Os perigos do kit berço

O kit berço é um item que muitos papais de primeira viagem costumam comprar na hora de montar o enxoval de seu bebê. Ele é composto por cabeceira, protetores laterais, lençóis, edredons, fronhas, entre outras peças. Além de servir como item decorativo no quarto, ele supostamente também serviria como medida de segurança ao proteger o bebê caso ele se virasse e batesse na grade ou colocasse seus bracinhos e pernas entre seus vãos. Os riscos, entretanto, podem ser maiores que a suposta proteção.

Cabe destacar aqui que o kit berço não é recomendado pela ABP (Associação Brasileira de Pediatria) e nem pela SAP (Sociedade Americana de Pediatria), pois oferece os seguintes riscos:

SUFOCAMENTO: Se o bebê rolar para o lado e encostar seu rosto próximo a algum acessório do kit, ele pode não ter força para desvirar e acabar se sufocando. O mesmo raciocínio vale para o uso de cobertores, edredons, mantas, travesseiros, pelúcias e brinquedos dentro de berços. Se estiver frio, o aconselhável é colocar roupas quentinhas, mas não usar cobertores.

TRAMPOLIM: Conforme o bebê cresce e vai aprendendo a ficar em pé ou até mesmo de joelhos, ele pode utilizar os acessórios laterais como trampolim para escalar e pular do berço. Algumas quedas podem ser bem sérias.

ACIDENTES: A orientação médica é de que não haja nenhum tipo de acessório dentro do berço. O bebê pode se enforcar com cordas/fios e engolir peças pequenas como botões e fitas.

ALERGIA: Assim como tapetes, cortinas e pelúcias, os acessórios do kit berço tendem a juntar poeira e ácaros, o que pode desencadear alergias ou problemas respiratórios nos bebês.

Para solucionar o problema dos bracinhos e pernas entre os vãos das grades, a Sociedade Americana de Pediatria indica um modelo de protetor de berços com tela respirável, que elimina assim o risco de sufocamento, e que também é fino e maleável, o que impede a criança de usá-lo como trampolim.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *