Sem categoria

Livro “O cérebro da criança”

O Cérebro da Criança é um best-seller do New York Times escrito pelo neuropsiquiatra Daniel J. Siegel e pela psicoterapeuta Tina Payne Bryson. Através de ilustrações e explicações simples, eles apresentam conceitos de neurociência sobre como nosso cérebro funciona e como ele se desenvolve no decorrer dos anos.

Um dos conceitos apresentados é o de “cérebro do andar debaixo” e “cérebro do andar de cima” :

CÉREBRO DO ANDAR DEBAIXO: Já se encontra bem desenvolvido no nascimento e é responsável por funções básicas (respirar e piscar), impulsos e fortes emoções (raiva e medo).

CÉREBRO DO ANDAR DE CIMA: Considerado totalmente desenvolvido apenas aos vinte e poucos anos e é responsável por controlar pensamentos analíticos e complexos.

Essa distinção explica por que motivo as crianças têm dificuldade para tomar decisões apropriadas, para controlar suas emoções e para serem empáticas. Todos esses comportamentos dependem de uma parte do cérebro que ainda não se desenvolveu completamente, a parte de cima. Com isso, por exemplo, o famoso “ataque de birra” de um bebê ao ser contrariado nada mais é do que uma incapacidade neurológica de saber lidar com a frustração daquele momento. A nós, pais, que cabe compreender e saber como lidar com a situação.

Ao longo do livro são apresentadas doze táticas sobre como agir em situações desafiadoras assim que são comuns à todas as famílias com filhos pequenos. No último capítulo, essas estratégias são resumidas e descritas de forma específica para cada fase de desenvolvimento da criança (0 a 3 anos, 3 a 6 anos, 6 a 9 anos, 9 a 12 anos).

Um tesouro a ser lido e relido durante toda a infância de uma criança.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *