Sem categoria

Por que ter uma doula?

Dia 18 de dezembro foi o dia da Doula e a página Mães de Peito fez um post polêmico com o título “Economize no enxoval, não na doula!”. E a mamãe aqui concorda 100%.

Muitas pessoas vão questionar: “Doula? Que isso? Ah, você tá querendo fazer parto em casa, é isso?” Talvez você mesma, em um primeiro momento, tenha tido esses mesmos pensamentos. Eu sei porque eu tive! Doula não faz parto e também não substitui obstetra, enfermeira e muito menos o pai. A função dessa profissional é muito mais importante do que você pode imaginar.

A doula é aquela pessoa que vai te acompanhar durante toda sua gravidez, durante o parto em si e também após o nascimento (muitas, inclusive, também são consultoras de amamentação). É ela quem vai dar todo o suporte emocional que a gestante precisa através de informações e muito apoio. É ela quem vai estar ao lado da mãe durante o trabalho de parto passando segurança e transparência ao informar tudo que está acontecendo, acalmando os medos e tentando amenizar as dores através de massagens e outras técnicas. É ela quem vai permanecer ao lado da mãe em todos os momentos. No meu caso que foi uma cesárea por exemplo, após o parto todos saíram da sala de cirurgia e se não fosse pela minha doula eu teria ficado absolutamente sozinha até o momento de ir para o quarto. E é ela, também, quem vai te ajudar a conseguir superar os primeiros obstáculos da amamentação.

Nós contratamos um coletivo de doulas composto por 6 mulheres incríveis chamado Fardo de Ternura. O trabalho delas envolve grupo de whatsapp com todas as gestantes acompanhadas por elas, o que forma uma rede de apoio fantástica e que foi essencial para mim durante a gravidez e que se perpetuou inclusive após o nascimento. Elas também fazem reuniões mensais falando sobre questões como intervenções no parto, fases do trabalho de parto, puerpério, etc. Por ser um coletivo também há certeza de que a gestante vai ser acompanhada por alguém que ela já conheça e tenha confiança caso a sua doula tenha algum problema que a impeça de estar presente durante o trabalho de parto. Após o parto, inclusive, elas fazem visita domiciliar para auxiliar na questão da amamentação.

Quando alguém, portanto, me pergunta o valor de contratar uma doula eu imediatamente respondo que a pergunta na verdade deveria ser “Qual o preço de NÃO se contratar uma doula?”. E esse preço é altíssimo.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *